LICENCIAMENTO AMBIENTAL


                       EIV_engea                                                            


 

LICENCIAMENTO AMBIENTAL


O que significa Licenciamento Ambiental?

O Licenciamento ambiental é o procedimento no qual o poder público, representado por órgãos ambientais, autoriza e acompanha a implantação e a operação de atividades, que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras. É obrigação do empreendedor, prevista em lei, buscar o licenciamento ambiental junto ao órgão competente, desde as etapas iniciais de seu planejamento e instalação até a sua efetiva operação.

O licenciamento ambiental é uma exigência legal a que estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. É um procedimento administrativo pelo qual é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação destes empreendimentos e/ou atividades.

A responsabilidade pela concessão fica a cargo dos órgãos ambientais estaduais e, a depender do caso, também do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando se tratar de grandes projetos, com o potencial de afetar mais de um estado, como é o caso dos empreendimentos de geração de energia, e nas atividades do setor de petróleo e gás na plataforma continental.

As bases legais do licenciamento ambiental estão traçadas, principalmente, na Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e traz um conjunto de normas para a preservação ambiental; nas Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 001/86 e 237/97, que estabelecem procedimentos para o licenciamento ambiental; e na Lei Complementar 140/11, que fixa normas de cooperação entre as três esferas da administração (federal, estadual e municipal) na defesa do meio ambiente.

ENGEA - Consultoria ambiental

http://blog.engeaconsultoria.com.br

Por que contratar os serviços da ENGEA consultoria?

A ENGEA consultoria  presta serviços de avaliação de projetos e cenários que envolvem a empresa contratante como um todo orientando como evitar, corrigir e prevenir ações que possivelmente causariam impactos ambientais, guiando pelos caminhos legais e éticos visando o desenvolvimento de forma sustentável.

Curta página no Facebook

Trabalhamos para identificar os danos ambientais que determinados projetos da sua organização possam causar. Esses projetos podem ser de empresas, industrias, organização de eventos e de qualquer outra área, onde o impacto de suas operações pode prejudicar o meio ambiente.

Antes de construir, instalar, ampliar ou funcionar um empreendimento?


   "Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade, Preservação do Meio Ambiente e Responsabilidade Social são os pilares do nosso futuro".